quinta-feira, 16 de junho de 2011

ATIVIDADE A DISTÂNCIA

Caro(a) cursista, conforme combinado no início da capacitação, você teve 20h presenciais e terá 20h a distância, para completar a carga horária de 40h. Para isso, solicitamos que você elabore 1 (UM) plano de aula utilizando-se dos recursos tecnológicos que aprendeu nesta capacitação. O plano deverÁ conter os seguintes itens:
Título
Disciplina
Objetivos
Conteúdos
Público alvo
Tempo estimado
Material necessário
Desenvolvimento
Produto final
Avaliação.
Os Planos deverão ser elaborados de modo a utilizar: TV, vídeos (youtube ou outros); Novo Telecurso, TV Escola, notebook, datashow, Laboratório de Informática, Sala de Vídeo, pen drive, câmara fotográfica, filmadora, e-mail, blog, portal CRV, Revista Nova Escola etc.

Modelo 1.
APLICABILIDADE DA PROGRESSÃO ARITMÉTICA


Disciplina: Matemática

Objetivo: conforme CBC, Eixo II; Tema 5 (Funções); Tópico 9 (Progressão aritmética); Habilidades 9.1 (Reconhecer uma progressão aritmética em um conjunto de dados apresentados em uma tabela, sequência numérica ou em situações problema), 9.2 (Identificar o termo geral de uma P.A.)

Conteúdo: Progressão Aritmética.

Público alvo: alunos do 1º ano da Escola...

Tempo estimado: 2 aulas de 50 minutos.

Material necessário: vídeo da aula 33 do Novo Telecurso, notebook, datashow, sala apropriada para vídeo.

Desenvolvimento:
1ª Etapa. Em sala de aula, expor para os alunos uma situação problema: João prometeu a Carlos, seu funcionário, que de acordo com seu desempenho no desempenho do trabalho, aumentará seu salário em R$ 25,00 por mês. Carlos quer comprar uma TV nova e precisa saber se, daqui a 14 meses terá condições para isso. Hoje, recebe R$ 400,00 mensais. Quanto estará ganhando após 14 meses?
2ª Etapa. Leve os alunos à sala de vídeo e exiba o vídeo do Novo Telecurso, dando “pause” quando necessário. Após a exibição, comente com os alunos se, com a aula do Novo Telecurso foi mais fácil entender o conteúdo. Deixe-os falar. Faça o fechamento da melhor maneira possível.

Produto final / Avaliação: Pergunte aos alunos quanto Carlos estará ganhando ao final dos 14 meses.

Modelo 2.
GUERRAS MUNDIAIS / CRISE DE 1929


Disciplina: História

Objetivo: conforme CBC, Eixo III; Tema 3 (Expansão e Guerra); Tópico XIV (A Primeira Grande Guerra); Habilidades (Contextualizar a eclosão do conflito).

Conteúdo: 1º Guerra Mundial e Crise de 1929

Público alvo: alunos do 2º ano Ensino Médio da Escola...

Tempo estimado: ...

Material necessário: Laboratório Informática, programa Powerpoint, notebook, datashow, sala vídeo.

Desenvolvimento:
1ª Etapa. Faça perguntas aos alunos que os instiguem sobre a Primeira Guerra Mundial. Leve-os ao Laboratório de Informática e peça que pesquisem, em duplas ou trios, sobre o assunto, orientando-os a realizar resumos. Os resumos deverão ser trocados entre as duplas / trios para que haja considerações sobre as divergências / convergências em um debate, já dentro da sala ou na quadra da escola.
2ª Etapa. Tendo em mãos os resumos dos alunos, o professor fará um consolidado, em forma de esquema ou pequenas frases, elaborando slides. O professor poderá incluir gravuras (retiradas do google) ou vídeos (do youtube ou outra fonte), para enriquecer a apresentação. Na sala de vídeo, o professor apresentará os slides, fazendo o fechamento com explicações necessários sobre o conteúdo.

Produto final / Avaliação: o professor pedirá para que os alunos pesquisem sobre a 2ª Guerra Mundial. Após a pesquisa os alunos serão orientados a elaborarem slides do resumo, preparando apresentação em powerpoint dos grupos para a sala ou para outra turma. Esta ação será avaliada pelo professor, que verá o comprometimento / envolvimento de cada aluno.

Modelo 3.
MÁQUINA SIMPLOES – ALAVANCA


Disciplina: Física

Objetivo: conforme CBC, Eixo II; Tema 4 (Energia Mecânica); Tópico 12 (Trabalho e máquina simples); Habilidades 12,1,4 (Compreendendo que máquinas simples são sistemas que utilizamos para fazer um determinado trabalho aplicando uma menor força), 12,1,5 (Saber aplicar o conceito de Trabalho nas seguintes máquinas simples: alavanca, plano inclinado e roldanas, sabendo que as máquinas em geral são combinações desses três tipos).

Conteúdo(s): alavanca, roldanas e engrenagens.

Público alvo: alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola...

Tempo estimado: 2 aulas de 50 minutos.

Material necessário: vídeo baixado da revista Nova Escola, através do youtube no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=G9XFWhlEZLs (8:25)

Desenvolvimento:
1ª Etapa. Apresentar o questionamento: Por que alavancas, roldanas e engrenagens são consideradas máquinas simples quando ajuda o homem em tarefas tão complexas? Levar a sala ao Laboratório de Informática e, em 3 grupos, pesquisar o conceito / características destas três máquinas.
2ª Etapa. Levar os alunos à sala de vídeo e exibir “Ciências: máquinas simples”, do professor Aníbal Fonse, da USP, retirado do site da revista Nova Escola / Youtube. Após a exibição, em uma mesa redonda, discutir sobre a utilidade / aplicabilidade destas 3 máquinas no cotidiano.

Produto final / Avaliação: os alunos elaboram, em grupo, um relatório de como foi o desenvolvimento da(s) aula(s) sobre máquinas simples, postando no blog da sala / turma para que as outras turmas tenham acesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário