I Seminário de Altas Habilidades / Superdotação
PUC Minas - Coração Eucarístico
Dias 14 e 15/10/2015
A
docente da PUC Minas, Karina Fidelis, coordena um projeto que atende alunos de
7 a 14 anos que gostam de aprender. A professora Karina conta com a colaboração
dos discentes em Ciências Biológicas, como tutores. Os alunos podem utilizar
toda a infraestrutura da PUC. Diante do aumento da procura de estudantes pelo
projeto, a PUC fez uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação e,
juntas, pensaram em promover este Seminário para, através do diálogo, buscarem
estratégias para o bem atender esses estudantes que procuram a instituição. O
objetivo desse projeto é oferecer um enriquecimento curricular aos jovens e
adolescentes que procuram a Universidade.
14.10.2015
Mesa de abertura
-Wanderley Chieppe Felippe – PUC Minas
-Ana Regina de Carvalho – Desp SEE/MG
As necessidades educacionais especiais da criança e
do jovem com Altas Habilidades / Superdotação
-Cristina Maria Carvalho Delou – UFRJ (59:17)
(slides).
Coordenadora: Rosa Maria Corrêa – PUC Minas (42:45)
(slides).
Paineis: Experiências Exitosas
-Zenita Cunha Guenther – CEDET Lavras (42:32)
(slides).
-Cristina Maria Carvalho Delou – UFRJ (32:12)
(slides).
-Rosa Maria Corrêa – PUC Minas (22:11) (sem
slides).
-Valquíria Elena Gonçalves Theodoro – DF (27:50)
(slides).
-Virgínia Simão Abuhid – PUC Minas (34:46) (slides).
Coordenadora (ao centro) Natalie Guimarães - SEE/MG
Coordenadora (ao centro) Natalie Guimarães - SEE/MG
15.10.2015
Se
o aluno tem altas habilidades em Matemática, por exemplo, e não em outras
disciplinas, deve ser oferecido enriquecimento curricular na Sala de Recursos
ou ser encaminhado a uma universidade que tenha um projeto sobre altas
habilidades. O processo de aceleração só deverá ocorrer se o estudante tiver
altas habilidades em todos os conteúdos curriculares.
Fóruns de trabalho para discutir propostas de
identificação e atendimento de Educação Especial para alunos com Altas
Habilidades / Superdotação, através dos questionamentos:
1. Como identificar esses alunos (com que modelo)?
2. Quem identifica?
3. Propostas de enriquecimento curricular para a
Educação Básica.
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